Art Nouveau

(1780-1820)
O Art Nouveau, foi um movimento cultural se teve seu auge nas ultimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, marcado pela decoração elaborada e superficial, e pelas formas curvilíneas ou sinuosas, bem como pela utilização e exploração de novos materiais, tais como o vidro e o ferro.
Esse estilo caracteriza-se especialmente pela utilização das formas orgânicas e pelo escapismo pela natureza, assim como pela valorização do trabalho artesanal entre outros.
Serviu de inspiração para outros movimentos posteriores, como o De Stijl, na
Holanda dos anos 20 e a escola de Bauhaus, na passagem para a década de 30.
Ao contrário das inúmeras correntes modernistas, o Art Nouveau, não foi dominado pela pintura, mas teve grande influencia na criação de formatos de letras e de marcas comerciais, e mais voltada para a arquitetura, além dos edifícios passarem a ser construídos segundo a nova estética, utilizando os novos materiais, foi marcada também nas fachadas e interiores, com o uso de azulejo (principalmente em Portugal), e pela atenção voltada ao detalhamento.
No Brasil, o artista que mais teve destaque nesse movimento foi Eliseu Visconti.

ART NOUVEAU NAS ARTES
OBRAS E ARTISTAS
Amedeo Modigliani

O Beijo (1909). Gustav Klimt
Óleo sobre tela,
180cmx180cm.


Toulouse-
Lautrec,Toilette, Henri de Toulouse-Lautrec,
óleo sobre tela,
67x64cm;


Nu deitado, Amedeo Modigliani
óleo sobre tela, 92x60cm


ART NOUVEAU NA ARQUITETURA
Os artistas que mais se destacaram foram:
Victor Horta (1861 – 1947), estudou na Academie de Beaux-Arts de Bruxelas – Bélgica é considerado o pioneiro na arquitetura Art Nouveau;
Principais obras:
• Casa Tassel (1893);

• Villa Solvay (1894);

• Maison du Peuple (cada do povo) (1896-1899)

• Villa van Eetvelde (1897-1900)

Henry van de Velde (1863 – 1957), com as obras:
• Karl Ernst Osthaus Museum (1900);

• Villa Hohenhof (1907);

• teatro da Exposição do Werkbund em Colônia (1914);

Antoni Gaudí i Cornet (1852 – 1826), principais obras:

Casa Vicens (1883 – 1888)

Palácio Güell (1885 – 1889)

Sagrada Família (1883)

1 comentários:

..................................................... disse...

Gostei muito do post que exemplifica e explica o movimento. Por se tratar de um movimento estético que surgiu como inovador na época, tendo sua inspiração nas já citada nas formas curvilíneas e sinuosas, inspiradas em folhagens, flores. A partir dos quadros mostrados pode-se perceber a nítida valorização dessas características. E lembrando também que na arquitetura os edifícios que receberam uma nova estética com linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas, além dos mosaicos e mistura de materiais, e os já citados azulejos tanto no exterior quando no interior.
Comentário feito por: Mariana Panzera

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